Blog

Como aproveitar a iluminação natural do apartamento 

Como aproveitar a iluminação natural do apartamento 

Existem detalhes que fazem toda a diferença no apartamento, mas que muitas vezes nós não percebemos. Um deles é a iluminação natural. Você já parou para pensar no quanto a luz natural pode te ajudar a economizar energia elétrica? 

Se você quer saber como aproveitar a iluminação natural do apartamento, confira as nossas dicas:⠀

 

1️. Use tons claros 

A cor do ambiente influencia diretamente na iluminação, pois ela ajuda a propagar a luz. Além disso, a luz natural evita que maus cheiros, mofos e bolores apareçam no local.

Aposte em paredes e móveis com tons claros, eles trarão a sensação de amplitude no seu apartamento.  ⠀ 

 

 

2. Use persianas 

Além de deixar o apartamento bonito as persianas controlam a entrada de luz no ambiente. Utilizá-las em alguns cômodos pode te ajudar a fazer os ajustes necessárias durante o dia, elas auxiliam bastante a proteger os móveis do sol. 

⠀ 

3️.  Não coloque obstáculos na iluminação 

Muitas vezes na hora de organizar, algumas pessoas colocam móveis na frente das janelas. Nossa dica é: não faça isso! Bloquear a luz natural pode deixar os ambientes mais frios e com possibilidade de gerar umidade. Deixe a luz entrar, aproveite a ventilação e a luz natural. 

 

4. Use cortinas quando necessário 

 

Cortinas são lindas, mas devem ser usadas em apenas em alguns cômodos da casa. Dependendo da localização do imóvel a cortina pode deixar o cômodo mais escuro. A nossa dica é: observe como é a iluminação durante o dia. Confira se realmente há a necessidade de instalar a cortina ali. Áreas como cozinhas, banheiros, lavanderias e salas de jantar nem sempre exigem o uso dela. 

 

5. Posicione espelhos de forma estratégica 

Os espelhos tem o poder de transformar o ambiente e dependendo do lugar onde são posicionados, permitem alguns jogos de luz. A dica é usar colocar espelhos próximos as janelas: a luz natural irá refletir neles, causando uma sensação de amplitude. 

 

6. Limpe os vidros por onde a luz entra 

 

Poeira e sujeira podem atrapalhar a entrada de luz no apartamento, por isso sempre mantenha a limpeza destas áreas em dia. Os vidros são grandes aliados da iluminação natural, mas exigem manutenção adequada. 

 

 

Agora que você já sabe como aproveitar a iluminação natural do apartamento, que tal colocar as ideias em prática?

E se você quer receber mais dicas como não se esqueça de assinar a nossa newsletter. 

Compartilhar post:

Notícias relacionadas: