Blog

Como escolher um ar condicionado

Aprenda algumas dicas para escolher o ar-condicionado ideal para você

Em dias quentes, tudo o que queremos é ficar em um lugar fresco e arejado. E instalar um ar condicionado pode ser uma boa alternativa para conseguir isso.

Confira a seguir o que você precisa considerar antes de instalar o aparelho em casa.

 

1. Analise o espaço onde você irá colocar o ar condicionado e também a quantidade de janelas do ambiente

O funcionamento do ar condicionado se baseia na retirada de ar quente do ambiente e devolução de ar frio, refrigerado, para o mesmo local.

 

2. Analise a rede elétrica da sua casa ou apartamento

Se ela não suportar a voltagem do aparelho é preciso contratar um profissional especializado para fazer a adaptação.

 

3. Pense nas mudanças estruturais em seu lar

Dependendo do modelo, você precisará furar uma parede para fazer a instalação do ar condicionado. Então confirme antes se isso é possível.

 

 

4.Observe os BTUs do ar condicionado

De forma geral ele representa a potência do aparelho. Então analise todas as informações sobre o ambiente em que você irá colocá-lo e escolha um que atenda suas necessidades.

Para saber quantos BTUs o ar-condicionado precisa ter, você precisa calcular o metro quadrado do ambiente, a quantidade de pessoas que vão usar aquele espaço, o número de equipamentos que geram calor e a incidência solar naquele lugar.

 

5. Compare as opções

Existem no mercado 3 categorias de ar condicionado: os de janela, os portáteis e os Splits. Compare os pós e contras de cada um e escolha o que te atende melhor:

De janela: são aqueles aparelhos formados por uma única peça, embutida na parede. Geralmente eles geram mais ruído e consomem mais energia, mas  também exigem menos modificações na estrutura de sua casa para fazer a instalação.

Portáteis: não precisam de instalação e podem ser usado em vários cômodos diferentes, é muito fácil transportá-los. Eles costumam ser silenciosos e precisam ficar próximos a janelas para conectar seu tubo extensor, a fim de fazer a troca de ar entre o ambiente interno e o externo.

Splits: Surgiram do tipo janela, mas são mais modernos. O nome split deve-se ao fato de contar com duas partes: a condensadora (interna) e a evaporadora(externa). São aparelhos silenciosos e esteticamente mais bonitos, mas que exigem uma instalação mais complexa.

 

E aí, já está pronto para comprar seu ar condicionado?

Compartilhar post:

Notícias relacionadas: