Blog

Em qual bairro você pretende morar?

Saiba o que você deve analisar ao escolher um bairro

Antes de responder esta pergunta a gente já faz outra para você: perto do que você deseja morar?

É muito comum ouvirmos da família e dos amigos que determinado bairro é o melhor para se morar. Essas indicações têm sim um papel importante, mas os seus planos e estilo de vida também devem ser considerados na decisão.

Confira a seguir algumas perguntas que podem te ajudar a decidir:

 

1. Por quanto tempo você deseja morar no imóvel?

O primeiro imóvel nem sempre é aquele onde você irá morar para o resto da vida, pois os planos, ofertas de emprego e vários outros fatores acabam impactando diretamente nesta decisão. Em todo caso, você sempre terá a opção de alugar ou vender o seu imóvel, então analise suas finanças, expectativas e o quanto você está aberto para mudanças inesperadas no futuro.

 

2. Pretende morar ou investir neste imóvel?

Se o objetivo for morar, a análise passa a ser mais subjetiva, pois leva em consideração seus gostos e motivações pessoais. Se o objetivo for investir é preciso pensar na pessoa que irá comprar ou alugar este imóvel depois, então faça uma boa pesquisa nos bairros e descubra onde o seu potencial comprador desejará morar.

 

3. Você possui carro? Quanto tempo você está disposto a dirigir todo dia?

Por mais que os bairros ofereçam uma boa estrutura, em alguns locais você ainda precisará se deslocar de carro. Isso demanda tempo e deve ser considerado na sua rotina!

A mobilidade do bairro com certeza irá impactar a sua vida.

 

4. Tem filhos? O imóvel fica relativamente próximo de onde você trabalha ou da escola dos seus filhos?

Com a chegada dos filhos muita coisa muda de figura. Um exemplo disso é a tarefa de levá-los e buscá-los na escola: algo que leva tempo e que deve ser feito quase todos os dias.

Antes de escolher o bairro, pense se será viável fazer o trajeto – casa – escola – trabalho, e se não for, se vale a pena pagar uma van ou meio de transporte para eles. Pensar em detalhes como estes vão facilitar a sua vida depois!

 

5. O bairro é seguro?

A gente nem precisava falar disso, mas vale o lembrete: investigue como é a segurança do bairro onde você quer morar. Se você se sentir mais confortável, converse com amigos ou pessoas que já moram naquela região.

 

6. Você prefere morar em um lugar agitado (próximo de bares, restaurantes, comércios) ou prefere um lugar mais calmo?

Tudo é uma questão de prioridade: existem pessoas que amam agitação e outras que prezam pela tranquilidade. Descubra do que você gosta mais e tenha isso em mente também na hora de escolher o bairro.

 

7. Qual é o fator mais importante para você: espaço ou localização?

Quanto maior o imóvel maior será o seu preço. Mas isso não significa que imóveis menores valerão pouco. Quando for analisar a metragem, é preciso levar em consideração o valor do m² na região. Um imóvel menor com boa localização pode valer tanto quanto um imóvel maior numa área mais afastada. Tudo depende do que é mais importante para você!

 

E aí, gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando o nosso blog!

Compartilhar post:

Notícias relacionadas: