Investimentos em imóveis: qual é a relação deles com a inflação?

Saiba porque adquirir imóveis é uma boa maneira de contornar a inflação
Você já deve ter ouvido a seguinte frase: investir em imóveis é uma boa alternativa para proteger o seu dinheiro na inflação. Mas afinal, você sabe o porquê disso?
No Brasil, vários índices medem os efeitos da inflação nos preços de bens e serviços. Quando falamos da construção civil, o responsável pela medição é o INCC.
O Índice Nacional de Custo de Construção analisa a variação dos preços em construções habitacionais. Ele calcula o valor dos materiais, o valor da mão-de-obra e também o preço da matéria- prima utilizada. Desta forma, o INCC avalia mensalmente as diversas alterações que impactam o custo das construções residenciais.
Ok, você já entendeu que o INCC é utilizado para o reajustar o valor de imóveis em construção. Mas qual é a relação dele com os imóveis e a inflação?
Durante o financiamento de um empreendimento, o INCC corrige e reajusta automaticamente o valor de todos os imóveis vendidos. Mas este cálculo incide apenas sobre o valor que resta a ser quitado.
De forma mais clara isso significa que o seu dinheiro estará protegido da inflação, pois a rentabilidade do investimento sempre estará atrelada a correção monetária baseada no INCC.
Outro ponto importante e que deve ser considerado é que quando você adquire um imóvel pronto você está pagando pelo lucro da construção. Ao investir em um imóvel na planta você conseguirá lucrar ainda mais com a venda, pois os imóveis chegam a valer de 30% a 45% a mais após a conclusão.
Bom, o raciocínio está correto: investir em imóveis é uma boa alternativa para proteger o seu dinheiro na inflação.