Vistoria no apartamento: o que você deve observar
Saiba quais itens você deve levar para a vistoria e tudo o que precisar checar neste dia
O grande dia chegou: finalmente você pode pegar as chaves do apartamento e caminhar pelo seu novo imóvel. Essa sensação é tão emocionante que muitas pessoas se esquecem de olhar detalhes importantes na vistoria. Pensando nisso, trouxemos dicas que podem ajudar!
O que é a vistoria em apartamento?
A vistoria em apartamento é uma etapa em que são analisadas as características do imóvel. O objetivo é comparar o que foi entregue com as informações que estavam combinadas em contrato.
Na vistoria geralmente são observados os pisos, janelas, portas, instalações elétricas e hidráulicas.
Como fazer a vistoria
O ideal é fazer a vistoria de forma tranquila, sem pressa. Você deve testar várias funcionalidades do novo lar.
Algumas pessoas contratam profissionais especializados para acompanhá-las no dia da vistoria, pois eles entendem melhor os termos técnicos e possuem um olhar mais crítico do que os clientes. Se você escolher levar alguém, procure por um arquiteto ou engenheiro especializado em execução de obras.
O que observar durante a vistoria no apartamento
A primeira coisa que você precisa fazer é organizar alguns itens para levar no dia da vistoria. Separe fita métrica, memorial descritivo, papel, caneta, lâmpadas 110v e 220v, bolinha de gude, e balde. Deixe o seu celular carregado para que seja possível registrar fotos e vídeos do local.
1. Ralos
Encha um balde com bastante água e jogue em cima dos ralos do apartamento novo. Observe se o escoamento da água foi eficaz.
Para verificar o nível e inclinação do piso, use a bolinha de gude.
2. Pias
Abra todas as torneiras do imóvel e veja se a vazão é suficiente. Observe se não há vazamentos nas pias e se as torneiras fecham direito.
3. Descargas
Teste as descargas sanitárias dos banheiros. Observe a vazão e tempo do reabastecimento de água no reservatório.
4. Tomadas
A vistoria elétrica só pode ser feita depois que energia estiver ligada. Nesse primeiro contato use a lanterna do celular para analisar se a instalação está visualmente correta.
Quando a luz já estiver funcionando, teste todas as tomadas e as voltagens correspondentes. As lâmpadas também devem ser testadas.
5. Portas e esquadrias:
Abra e feche todas as janelas e portas para verificar se funcionam corretamente. Fique de olho nas fechaduras, possíveis ruídos e se estão posicionadas corretamente (retas).
6. Pisos e azulejos
Observe atentamente os rejuntes e aspecto dos pisos e azulejos. Use a bolinha de gude para testar se o chão está irregular. Em silêncio, dê uma leve batinha para testar se há alguma parede oca.
7. Pinturas em geral
Analise a pintura das paredes, portas e esquadrias. Observe se a pintura é uniforme e se não possui qualquer tipo de mancha (mude o ângulo que você está posicionado para testar a iluminação).
8. Medidas
Com a fita métrica em mãos compare as medidas das áreas do imóvel com as que estão no memorial descritivo. Lembre-se de medir a área da garagem também.
Gostou do conteúdo?
Então continue acompanhando o nosso blog para saber ainda mais. Sempre trazemos dicas valiosas por aqui.