Móveis para ambientes pequenos: o que você precisa saber antes de comprá-los

Saiba de uma vez por todas o que você deve considerar antes de comprar móveis para a sua casa
Móveis organizam o ambiente, deixam a casa mais aconchegante e ajudam a compor o estilo de decoração desejado pelos moradores.
Apesar de possuírem muitos benefícios, é importante se atentar para o principal propósito deles: móveis devem ser funcionais!
Não adianta sair comprando por aí uma variedade de móveis sem saber se eles ficarão bem dentro do espaço que você tem.
Por isso, hoje vamos falar sobre móveis para ambientes pequenos.
Como escolher móveis para ambientes pequenos
De modo geral, existem três tipos de pessoas: as que evitam colocar muitos móveis dentro de um ambiente pequeno, as que compram móveis demais e as que só compram móveis depois de pesquisar e analisar o espaço disponível.
As pessoas que compram poucos móveis podem sofrer com a desorganização, pois ao não considerarem a quantidade de coisas pra guardar, tendem a deixar os seus itens espelhados pelos cantos, ou apertados entre um compartimento e outro. A sensação neste caso é que alguns itens não têm o próprio lugar na casa.
As pessoas que compram móveis demais geralmente guardam tudo no lugar, mas podem se sentir incomodadas ao transitar entre um cômodo ou outro. O acúmulo dos móveis torna os espaços menores, sufocantes.
Neste caso, o propósito de um móvel perde o seu sentido: deixa de ser funcional e passa a atrapalhar a rotina de quem mora na casa.
As pessoas que analisam o espaço disponível e levam em consideração o estilo de vida dos moradores, são as que melhor conseguem otimizar o espaço de um ambiente.
Quando você identifica as reais necessidades da sua casa, as escolhas passam a ser mais claras.
Por exemplo:
1. Tenho muitas roupas para guardar e elas não cabem em um guarda roupa padrão = vou precisar de um móvel planejado ou um guarda roupa que acompanhe a altura da parede.
2. Mesmo com um guarda roupa grande, as minhas peças não cabem no quarto = vou precisar de uma cômoda para poder guardar as roupas que estão faltando.
3. Moro com mais duas pessoas, mas sempre recebemos visitas = preciso de uma mesa com pelo menos 6 cadeiras, ou alguns puffes a mais para receber meus convidados.
4. Tenho dois filhos pequenos e moro em um apartamento com 3 quartos, mas preciso muito de um escritório para trabalhar = posso comprar duas camas e colocá-las em um quarto para os meus filhos ou posso criar um home officce no meu próprio quarto.
Viu como as escolhas parecem ser mais claras?
A nossa dica é sempre medir quanto espaço você tem e analisar quantas coisas você precisa guardar/organizar/usar. Depois de fazer isso você já terá uma ideia de que tipo de móveis precisará (se serão grandes, pequenos, horizontais, verticais ou 2 em 1).
Medidas em mãos: escolha os móveis maiores primeiro
Antes de comprar tudo o que você gosta, escolha os móveis maiores primeiro. Eles geralmente são os mais importantes e delimitam o espaço que você ainda terá disponível. Calcule também sempre a distância entre um móvel e outro e a medida necessária para a circulação de pessoas.
Dica: você pode simular a disposição dos móveis no ambiente usando alguns sites que já falamos aqui no blog!
Depois de adquirir os móveis maiores, você poderá encaixar os menores nos espaços livres. Por isso não se esqueça desta etapa: é mais fácil priorizar os maiores e comprar os menores depois, do que comprar os menores e perceber que os mais importantes não caberão nos cômodos.
Invista em móveis multifuncionais
Versatilidade é o que define os móveis multifuncionais. Se o que você procura são formas de otimizar o seu espaço, nunca deixe de conferir as opções disponíveis.
Móveis multifuncionais possuem um design diferenciado, são modernos e facilitam muito a vida dos moradores. Com eles você tem todas as necessidades de uso e armazenamento garantidas e economiza espaço na sua casa.
Confira alguns exemplos de móveis multifuncionais:
Sofá-cama
Cama com armazenamento
Escrivaninha dobrável
Mesa extensível
Estante acoplada com mesa
Mesa de escritório com prateleiras e gavetas
Sapateira multiuso
Invista em móveis planejados
Não é segredo para ninguém que os móveis planejados otimizam o espaço, mas a maior vantagem é que eles conseguem fazer isso milimetricamente.
Com móveis planejados cada espacinho pode aproveitado. As empresas que prestam este serviço oferecem possibilidades de personalização e geralmente o cliente consegue visualizar o projeto antes mesmo da execução.
Outro ponto a favor dos móveis planejados é que é possível manter uma padronização de estilo de cores em um mesmo ambiente. Você escolhe a textura, tom, tipo de puxadores e todos estes detalhes valorizam ainda mais o seu lar.
E aí, gostou das nossas dicas?
Continue acompanhando o nosso blog para saber mais.