Blog

Como escolher um apartamento na planta 

Dicas para quem vai comprar um apartamento e ainda não sabe como escolher a planta

A compra de um apartamento é decisão importante que vem acompanhada por algumas dúvidas. Como o investimento é alto, é necessário se atentar a todos os detalhes, fazer perguntas e estabelecer uma relação de confiança com a construtora com a qual você está comprando o imóvel.  

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem facilitar a vida de muita gente. Elas se tratam da escolha da planta do apartamento, dúvida recorrente dos nossos clientes.  

Veja a seguir como escolher a planta do seu apartamento:

 

 1. Saiba quantas pessoas irão morar no apartamento 

Certifique –se de que o espaço irá atender as necessidades de todas as pessoas que morarão no apartamento. É importante considerar o estilo de vida de quem irá morar lá (se algum morador trabalha em casa ou não) e também a possibilidade de ter filhos no futuro. O espaço deve ser adequado para os moradores.  

 

2.  Entenda a metragem do apartamento 

A planta dos apartamentos vem com informações sobre a metragem geral e também com as especificações de cada cômodo. Anote quantos metros o apartamento tem e faça uma simulação se os seus móveis (ou os que você irá comprar) caberão nele.  Observe cada cômodo e imagine onde ficará o seu sofá, cama, tapete, armário, etc. Se necessário use algum trema ou fita métrica para descobrir estas informações.  

 

3.  Fique de olho na parte hidráulica 

Descubra em quais locais o encanamento passará e veja se eles são adequados. É importante analisar isso, pois você não poderá quebrar as paredes ou fazer pequenas reformas nestas áreas.         

 

4. Busque a planta com o melhor aproveitamento do espaço 

Nem sempre um imóvel grande é melhor do que um pequeno, tudo depende do planejamento do imóvel. No entanto é importante observar atentamente a planta para saber se o espaço está sendo otimizado ou não. Preste atenção na metragem dos corredores e para onde eles levam, veja se existem muitos espaços inutilizados. Levando estes detalhes em consideração você encontrará a planta ideal para o seu apartamento. 

 

 5. Verifique o tamanho de aberturas internas e quantidade de paredes 

Existem pessoas que preferem menos divisórias, que gostam de um espaço compartilhado. E existem pessoas que preferem todas as áreas delimitadas, com mais privacidade. Verifique as opções e veja qual melhor se encaixa no seu perfil.  

 

Compartilhar post:

Notícias relacionadas: