Blog

Como saber se um imóvel é bem localizado

Já teve esta dúvida na hora de comprar um imóvel?

Uma das principais dúvidas de quem deseja adquirir um imóvel é saber se ele está ou não localizado em uma boa região. Apesar desta informação sempre estar presente em anúncios de construtoras, a realidade nem sempre pode condizer com o que foi anunciado.

Para sanar esta dúvida, trouxemos algumas dicas que farão você ter certeza de que o empreendimento é bem localizado.

 

1. Analise as vias de acesso

A primeira coisa que você deve fazer é jogar o endereço do imóvel no Google e observar as ruas e outras vias de acesso da região. Pelo maps você consegue simular o tempo gasto em seus trajetos, seja de carro ou a pé. Outra vantagem de fazer esta busca é que você pode cruzar informações da sua rua com sites que oferecem outros tipos de transporte. Desta forma você já descobre se o transporte público é de fácil acesso na região.

 

2. Observe a infraestrutura do bairro

A infraestrutura urbana é o conjunto de serviços públicos que permite que moradores de uma cidade possam viver de forma tranquila e confortável. Ela envolve rede de esgotos, abastecimento de água, energia elétrica, coleta de lixo, rede telefônica... E é muito importante para que você se sinta mais seguro(a) onde mora e tenha liberdade de se locomover dentro do bairro.

Na hora de analisar a infraestrutura, você precisa se atentar para estes detalhes:

  • Se a iluminação é boa e constante nas ruas
  • Se a coleta de lixo é regular
  • Como é o escoamento da água nas ruas em dias de chuva
  • Como está a situação do asfalto e a sinalização de trânsito nas ruas
  • Se as companhias de eletricidade e de água e esgoto atendem aquela região;
  • Como é a proximidade com os outros bairros (para analisar a incidência ou não de criminalidade)

 

3. Confira se existem imóveis comerciais na região

Este é um ponto importante que deve sempre ser levado em consideração. Quanto mais pontos comerciais estiverem próximos ao imóvel onde mora, mais prática será a sua rotina, pois você economizará um tempo valioso ao não ter que se deslocar para outros lugares.

Imóveis comerciais valorizam o bairro, economizam tempo no trajeto e aumentam o nível de segurança da região. Imagine, por exemplo, que você se esqueceu de comprar comida e precisa sair correndo para abastecer a sua cozinha. Será muito melhor se achar algum lugar aberto perto da sua casa, não é mesmo?

Aqui também entram os serviços de lazer: quando eles estão próximos da nossa casa, ficamos muito mais animados em fazer uma programação diferente.

 

4. Converse com futuros vizinhos

A melhor forma de obter informações sinceras sobre a vizinhança é conversar com pessoas que já moram naquela região. Neste caso, seja simpático(a) e converse com os atuais moradores, demonstre o interesse em adquirir um imóvel ali e ouça o que eles irão falar para você.

Com certeza os moradores irão fornecer informações valiosas sobre o bairro, inclusive pós e contras que eles mesmos detectaram ao residir por lá.

 

5. Observe o custo de vida local

Por fim e não menos importante, pesquise e observe o custo e o estilo de vida dos moradores do bairro. Dê uma olhada na fachada dos imóveis, investigue o valor do metro quadrado na região, procure saber se novos empreendimentos estão sendo construídos nas proximidades.

Todos estes fatores, juntos, ajudam a desvendar o potencial de valorização de determinado bairro. Afinal, demonstram que existem investimentos naquela área e que o crescimento é crescente, valorizado.

 

E aí, já sabe se o imóvel está bem localizado? Qualquer dú­­vida entre em contato com a nossa empresa, temos profissionais altamente capacitados que poderão lhe orientar sobre investimentos em imóveis.

Compartilhar post:

Notícias relacionadas: